Separadores

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Açúcares

Embora existam vários tipos de açúcares, o mais comum utilizado é o açúcar refinado (vulgo açúcar branco). Já todos sabemos que não só é bastante calórico e vazio de nutrientes, como está associado a várias doenças: cardiovasculares, obesidade, diabetes...
Assim, apresento-vos algumas das alternativas, muitas das quais eu desconhecia por completo.
São adoçantes naturais com diferentes características.. 

Uma coisa que eu aprendi é que não podemos olhar só para as calorias de cada alimento. Os nutrientes são, isso sim, o mais importante. Nós não precisamos de calorias vazias, mas de nutrientes sim. Ou seja, na hora de comparar dois produtos, vamos olhar para toda a informação nutricional. 


AGAVE
Agave Palmeri - uma das espécies de Agave

O que é?

O agave é uma planta que é cultivada, maioritariamente, no centro e sul americanos, de onde se extrai um xarope de cor âmbar.
Esse xarope é composto por cerca de 70 a 90% de frutose, o que o torna praticamente tão calórico como o açúcar refinado. A diferença, essa, está no facto do xarope de agave ter um poder adoçante 2 ou 3 vezes superior ao do açúcar, o que faz com que a quantidade a utilizar seja mais reduzida. Por exemplo, 100g de açúcar equivalem entre 35 a 50g de agave.
Outra das diferenças é que possui alguns minerais que o açúcar refinado não possui (ferro, cálcio, magnésio e potássio), tornando-o assim mais nutritivo.
O seu consumo deve ser bastante moderado.
Quantidades e temperaturas:
100g de açúcar equivalem entre 35 a 50g de agave.Ou seja, uma chávena cheia de açúcar equivale a 1/3 ou metade de uma chávena de xarope de agave.
Deverá ter-se alguma atenção com altas temperaturas, uma vez que o agave é equivalente ao mel nas confecções: mais de 180º graus e corre-se o risco de queimar.

Fonte:
Cura e Ascensão


STEVIA
Stevia - Em planta

O que é?
A stevia é um adoçante substituto do açúcar extraído das folhas da planta Stevia Rebaudiana, proveniente da América do Sul.
O poder adoçante da stevia pode ir até 300 vezes o do açúcar e não possui calorias. Devido à escassez de hidratos de carbono, é bastante utilizada em dietas de emagrecimento.
A planta em si é bastante nutritiva e, segundo consta, além de não ter calorias, não causa diabetes,  não altera o nível de açúcar no sangue, não é tóxica e inibe a formação da placa bacteriana e de cáries dentárias.
Além do mais, a stevia é um diurético natural. Enquanto nos adoça, elimina-nos o excesso de água do corpo. 
O seu consumo é bastante recomendado mas, como em tudo, deverá ser moderado.
Quantidades e temperaturas:
A stevia pode ser cozinhada em temperaturas até 200º.
Em termos de dosagem 1g de stevia equivale a 300g de açúcar. Naturalmente, este ultimo ponto, depende da força da stevia. Como referi acima, o poder adoçante da stevia pode ir ate 300 vezes o do açúcar, o que não significa que vá sempre. Nada como provar e rectificar :)

Fontes:
Stevita
Stévia Lusa


XILITOL

O que é?
O xilitol é um adoçante natural, com cerca de menos 40% de calorias que o açúcar refinado, mas com poderes adoçantes idênticos. Encontra-se nas fibras de plantas (casca de bétula), nas frutas (ameixas e framboesas) e nos vegetais (milho), de onde é extraído.
Como a stevia, o xilitol previne as cáries dentárias e a diabetes.
Devido ao elevado custo no processo de obtenção de xilitol, o seu preço de mercado é bastante elevado, tornando este o principal problema.
Quantidades e temperaturas:
A proporção é a mesma que no açúcar: 100g de açúcar equivalem a 100g de xilitol.
Pode ser confeccionado em qualquer temperatura, uma vez que não quebra com o calor.

Fonte:
Iswari


AÇÚCAR DE COCO
O que é?
Com um sabor caramelizado, idêntico ao do açúcar mascavado, o açúcar de coco é extraído do liquido das flores do coqueiro.
Ao ser aquecido, esse liquido forma um caramelo espesso que, depois de arrefecido, é triturado.
Este açúcar tem um índice glicémico mais baixo que o açúcar refinado (e que o açúcar mascavado), tornando-o menos prejudicial para a saúde.
É, também, bastante mais nutritivo, devido à elevada  presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio. 
Quantidades e temperaturas:
Aqui, a quantidade é a mesma que no xilitol: 100g de açúcar refinado equivale a 100g de açúcar de coco
Quanto à temperatura, não existem contra indicações.

Fonte:
Biosamara

Sem comentários:

Enviar um comentário