Separadores

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Barrinhas de Cereais


Estava com uma vontade tão grande de comer uma coisinha doce e a despensa não tinha nada para me oferecer. Fui ao frigorífico... Nada! Naturalmente... As dietas são assim...
Podia ir, sorrateiramente, às bolachas do marido, mas só me ia enganar a mim mesma. Por isso, não era uma opção.
Então, pus mãos à obra e, no intervalo de um filme, fui para a cozinha! Cerca de 15 min, era tudo o que eu tinha! E foi mais que suficiente.


Vamos à receita...
Para esta vão precisar:
  • 1 chávena de flocos de aveia
  • 1 chávena de coco ralado
  • 1 CS farinha de arroz (ou outra farinha do vosso interesse)
  • 1 CS cacau em pó
  • 1 Cc de fermento químico
  • 1/2 chávena de açúcar (eu utilizei de coco, mas podem alterar. No caso de quererem mais doce podem alongar-se até 1 chávena)
  • 2 CS óleo de coco derretido
  • 3 ovos médios
  • Cranberry q.b
  • Amêndoas q.b
  • 1 pitada de sal fino


Ligar o forno a 200º e forrar o tabuleiro com papel vegetal.
Num recipiente colocar os ovos e bater até que a gema e a clara se liguem. Acrescentar o óleo de coco e bater mais um pouco.
De seguida, juntar todos os outros ingredientes, excepto os cranberries e as amêndoas e envolver tudo muito bem. Reservar.
Partir as amêndoas em pedaços e, juntamente com os cranberries, misturar no preparado anterior.
Depois de bem incorporada, espalhar a mistura no tabuleiro forrado. Não deverá ultrapassar 1 cm de altura, nem deverá ficar com menos de 0,5 cm. Tentar formar um rectângulo/quadrado grande.
Levar ao forno e está pronto entre 7 a 10 min.
Quanto mais alto deixarem, mais tempo precisa, sendo que não deverá haver necessidade de ultrapassar os 15min.
Tirar do forno e, ainda quente, cortar em rectângulos. Para que arrefeçam de maneira uniforme, coloque-as numa grelha metálica.
Depois de arrefecidas, é só guardar num potinho e tentar não devorá-las todas em 5 min.
Et voilá... barrinhas de cereais para matar os desejos malucos... 


É uma receita super rápida e fácil. É só misturar, espalhar e cozer. E esta ultima nem é tarefa vossa!
Ainda fui bem a tempo de ver a 2ª parte do filme e, enquanto as outras barrinhas arrefeciam, uma veio comigo!

Notas:
Para que estas barrinhas fiquem mais rijas, têm que adicionar à mistura 1 Cc de bicarbonato de sódio. Eu preferi não adicionar, para tornar a receita o menos química possível.
Por terem ovos e não terem o bicarbonato de sódio, convém guardar num frasco hermético. Se durarem mais de 2 dias, colocar no frigorífico.

Substituições:
Para tornar a receita vegan, pode substituir os ovos por mistura de linhaça. Para fazer a mistura de linhaça: 1 ovo = 1 CS linhaça moida + 3 CS água. Misturar a linhaça na água e levar ao frigorífico durante 10 a 15min até que seja formada uma pasta.

Sem comentários:

Enviar um comentário