Separadores

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Manteiga de Avelã com Cacau

Muitos já conhecem esta "Nutella" caseira, mas é sempre bom partilhar.
É mais saudável, sim, se compararmos com a de compra. Mas não deixa de ser um produto extremamente calórico. 
Não sou apologista de abdicarmos de nada, muito menos das coisas que simplesmente adoramos. E, como em quase tudo, há sempre alternativas mais saudáveis. Esta é uma daquelas alternativas que me sacia os desejos mais sombrios. 
Para esta receita vão precisar:
  • 200 gr avelãs
  • 3 CS xarope agave
  • 1 CS cacau cru
  • 1 pitada sal fino (muito pouco)

Levar as avelãs ao forno para que torrem ligeiramente. Caso prefira, pode torrá-las na frigideira. 
A casca sairá com mais facilidade e a manteiga em si ficará bem mais saborosa. Atenção para não deixarem queimar as avelãs.
Retire-lhes a casca e leve-as a um processador de alimentos (1, 2, 3) e picar durante 1 minuto. Colocar o sal. Eu usei mesmo muito pouca quantidade.
Continuar a picar durante uns minutinhos.
Inicialmente as avelãs transformam-se numa farinha, depois numa pasta e, por ultimo, a pasta transforma-se numa manteiga.
Se quiserem, podem parar neste ponto e guardarem. Podem utilizar a manteiga de avelãs para fazer umas bolachas ou misturar no iogurte, etc..
Eu quis fazer uma espécie de "nutella". Simples: ao preparado anterior, juntar o cacau e o xarope (geleia) de agave e misturar mais um pouco.
Guarde num recipiente próprio, de preferência no frigorífico. Aguenta cerca de um mês (se não forem muito gulosos).
Podem utilizar esta receita como base para muitas outras: cookies, panquecas, crepes, bolos ou, como eu fiz, simplesmente barrar numa fatia maravilhosa de pão de centeio.

Fica um produto muitíssimo bom, se forem "nuts for nuts" (doidos por nozes) e por chocolate, mas contenham-se e comam com bastante moderação. Uma dose a mais pode significar 1h extra de exercício :)

Espero que gostem.

Sem comentários:

Enviar um comentário