Separadores

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Preconceitos destruidores

Sabem aqueles dias em que nos sentimos mesmo bem connosco próprios?
Acordamos doridos do exercício do dia anterior, mas relaxados.
Subimos para a balança, ainda com um olho aberto e um fechado, mas rapidamente despertamos. Nem acreditamos no que a balança nos diz... Voltámos a perder peso!
Tratamos de nós, com um sorriso de orelha a orelha. 
Vestimos as roupas do costume, mas sentimo-nos particularmente mais bonitos. Parece que o nosso corpo mudou: está mais esguio que no dia anterior, mesmo que milimetricamente. A roupa cai muito melhor. 
Até o raio do cabelo que nunca fica no sítio, hoje deu-nos folga. 
Irradiamos confiança, com um sentimento de realização...
Sentimo-nos maravilhosos: nada nos atinge.
Vemos agora, a pouco e pouco, os resultados de todo o trabalho duro que temos vindo a realizar. Todas aquelas horas suadas no ginásio e toda a aquela comida de lixo que deixámos de consumir estão a dar frutos!

Hoje acordei assim e adorei. Fiquei tão feliz.

Saí de casa e fiz o percurso normal da semana.
A certa altura do meu percurso, reparo numa senhora que olha para mim. Um olhar maligno. Primeiro, discretamente, depois mais intensamente. Um olhar repreendedor. 
Logo hoje?? Não... por favor!
Involuntariamente, o rosto dela expressou os seus pensamentos. Senti-me esmagada.
Reparou no saco das compras que eu trazia. Possivelmente pensou que estava cheio de bolachas, gelados ou batatas fritas, tal foi a sua expressão... Se tivesse olhado com mais atenção, via que estava cheio de frutas e legumes... 
Olhei para ela, directamente, como quem diz "já chega, por favor...". A senhora desviou o olhar. Levantou-se e foi-se embora.
Tarde demais. Aquela alegria e confiança que eu tinha foi por água abaixo... 

Há dias em que os olhares discriminatórios nos passam ao lado e há outros em que nos ferem... 

Sei que as minhas medidas fogem ao comum, nas mulheres. Não meço 1,60 m, nem peso 50kg... Aliás, nunca irei pesar 50 kg. Tenho 1,76 m e, só de massa muscular, tenho 62kg... Fora o resto. Logo, nunca pesarei 50, 60 ou 70 kg. 
Tenho muita gordura a perder, porque o meu peso é muito. Talvez possa, um dia, pesar 80 Kg e, ainda assim, estar super em forma! 
Mas estou em paz comigo mesma. Tenho a estatura que o meu paizinho me deu e que muito lhe agradeço. O excesso de peso foi culpa estritamente minha.
Faço o que está ao meu alcance para perder o peso que acumulei ao longo dos anos. Infelizmente, não é algo que fique resolvido com um simples estalar dos dedos... Oxalá fosse...
Tenho um longo percurso a percorrer, mas, ainda assim e como muito esforço meu, já deixei para trás a categoria de "obesidade grau III" e caminho para a de grau I. Passo a passo.

O que eu sei é que o bom estado emocional de cada pessoa é importante para o sucesso na corrida da perda de peso e, por mais que eu me distraia com outras coisas, tenho sempre o episódio desta manhã a pairar sobre mim.
Ainda assim, decidi contar-vos isto por dois motivos: se também acontece convosco, saibam que não estão sozinhas/os. Se, pelo contrário, são quem causa este tipo de episódios, então, por favor, parem. Só vos fica mal.

6 comentários:

  1. Esses olhares mais tarde ou mais cedo vão matar-se a si próprios... Não deixes que isso te abale!! O difícil percurso que estás a fazer é para terminar com sucesso!! Força!!! há outros olhos que esperam pelo teu resultado final com mto orgulho!!!

    ResponderEliminar
  2. Desejo-te muita força muita confiança, olha desejo-te tudo de bom que pode haver neste Mundo! Sabes quando vi esta mensagem no Facebook, tive que ler. Bem estou triste triste triste...sabes porque? Sei como nos cortam o coração os olhares dessas pessoas. Provavelmente nem o farão por mal, mas para nós sim sentimos esse grande mal. Tenho uma Princesa que tem muitos quilos a mais! E eu sofro como ela sofre. E uma grande injustiça, só porque se tem peso a mais pensarem que não tem o mesmo direito de comer como os outros!
    Sabes estou com as lágrimas nos olhos.
    Um Beijinho de muita força para ti...que sejas muito feliz. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria Angelina! Qualquer dia vamos todos fazer uma grande caminhada à beira mar!
      Beijocas para ti e para a tua filhota. Obrigada pela força

      Eliminar
  3. Resolvi ser este o primeiro post do teu blog que iria comentar (porque claramente sou uma naba azelha que se esquece de ir visitar outros blogs).
    Identifico-me muito com o teu blog. Sei que quando olha para mim vêm uma rapariga que parece bem, com 1,62m e 65 kg, mas só eu sei como é que a minha confiança se vai abaixo pura e simplesmente por andar na rua, pelo olhar das pessoas; mais triste ainda e levantar-me a sentir confiança e chegar ao espelho e perder a confiança toda e só querer voltar de volta para a cama.
    Temos de aprender a andar a olhar para cima e para longe, para que os olhares não nos magoem tanto. É dificil, eu sinto essa dificuldade, mas temos de conseguir.
    E tu vais conseguir! Os hábitos custam a adquirir mas depois de adquiridos não nos largam. Com a alimentação saudável é assim. E não te esqueças, vais conseguir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada... Sabes, há dias e dias, não é? Há dia que nada nos abala, nem rajadas de vento... E há outros onde a pequena brisa é suficiente para nos desequilibrar.
      Eu vou conseguir e tu também vais conseguir. Estou contigo!

      Eliminar